quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Aprenda sobre: Compostagem





Reavaliando nossa situação de consumo somos um grande produtor de lixo que poderia ser reutilizado. Fora os materiais que podem ser separados para reciclagem podemos produzir adubo em casa através do processo de compostagem e dar um destino nobre a quase 50% do lixo produzido em nossas casas. Levando essa idéia, transcrevo aqui as informações retiradas do site da usp sobre esse processo (http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm)



Como funciona a compostagem?

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

O que é uma composteira?

É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.

Qual a vantagem deste processo?

dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muuuito bom. Vou refazer, pode ter certeza, já fiz outras vezes, em um local em meu pátio e a terra adubada ficou uma maravilha.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada