domingo, 16 de agosto de 2009

Qualidade da água e bacia hidrográfica.



Qualquer parte da superfície terrestre está inserida em uma bacia hidrográfica. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade de uma determinada água é função do seu uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica.

A figura apresenta um exemplo de possíveis interrelações entre o uso e ocupação do solo e a geração de agentes alteradores da qualidade da água de rios e lagos. O controle de qualidade da água está associado a um planejamento global, a nível de toda a bacia hidrográfica, e não individualmente, por agente alterador.

A qualidade da água pode ser afetada devido:
• Condições naturais: mesmo com a bacia hidrográfica preservada nas condições naturais, a qualidade das águas subterrâneas é afetada pelo escoamento superficial e pela infiltração no solo, resultantes da precipitação atmosférica. O impacto das mesmas é dependente do contato da água em escoamento ou infiltração com as partículas, substâncias e impurezas no solo. Assim, a incorporação de sólidos em suspensão (ex: partículas de solo) ou dissolvidos (ex: íons oriundos da dissolução de rochas) ocorre, mesmo na condição em que a bacia hidrográfica esteja totalmente preservada em suas condições naturais (ex: ocupação do solo com matas e florestas). Neste caso, tem grande influência a cobertura e a composição do solo.
• Interferência do homem: a interferência do homem, quer de uma forma concentrada, como na geração de despejos domésticos ou industriais, quer de uma forma dispersa, como na aplicação da defensivos agrícolas no solo, contribui na introdução de compostos na água, afetando a sua qualidade. Portanto, a forma em que o homem usa e ocupa o solo tem implicação direta na qualidade da água.




Conceitos
A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente contornada por um divisor, drenado por um curso d'água ou um sistema conectado de cursos d'água, sendo que toda a vazão afluente seja descarregada atravé de uma única saída: ponto crítico.

Bibliografia
SPERLING, Marcos Von. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2. Ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Minas Gerais, 1996.

Um comentário:

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada