sábado, 5 de setembro de 2009

Utilização da fitorremediação

O uso de vegetais para a melhoria das condições físico-químicas de meio aquoso é muito conhecido e aplicado no tratamento de efluentes. Esse é o caso do uso de algas que, associadas a vários tipos de microrganismos, desenvolvem-se degradando, imobilizando ou acumulando poluentes. Isso ocorre de modo natural em águas residuárias, onde, por exemplo, as plantas interagem simbioticamente com as bactérias. Nessa simbiose, as plantas produzem, por meio da fotossíntese, a maior parte do oxigênio utilizado pelas bactérias aeróbias na degradação da matéria orgânica. Outra simbiose que pode maximizar a eficiência da fitorremediação do meio aquático é a presença de micorrizas, o que aumenta a absorção de água e elementos inorgânicos pelas plantas. (ANDRADE; TAVARES; MAHLER, 2007, p.23)

As substâncias alvos da fitorremediação incluem metais (Pb, Zn, Cu, Ni, Hg, Se), compostos inorgânicos (NO3, NH4+, PO4 3-), elementos químicos radioativos (U, Cs, Sr), hidrocarbonetos derivados de petróleo (BTEX), pesticidas e herbicidas (atrazine, bentazona, compostos clorados e nitroaromáticos), explosivos (TNT, DNT), solventes clorados (TCE, PCE) e resíduos orgânicos industriais (PCPs, PAHs), entre outros .




Área contaminada antes e depois do processo de recuperação. A área em questão pertence à unidade de Três Marias (MG) da Companhia Mineira de Metais (CMM). Em pesquisa por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG)(dados disponíveis em http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2419)

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Julio Cesár da Matta e; TAVARES, Silvio Roberto de Lucena; MAHLER, Cláudio Fernando. Fitorremediação: o uso de plantas na melhoria da qualidade ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2007

3 comentários:

  1. Rosane,
    também sou aluno de ambiental, estava pesquisando sobre o assunto e cheguei aqui. Muito bom o texto e ótimo o blog.
    Abraço

    Amaury Lima 01/06/2010

    ResponderExcluir
  2. amaurylima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. to cursando GA tbm, foi de grande ajuda ...
    mt bom...! moro em cerejeiras-ro..
    te mandei um convite, me @dcc la.. Dk

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada